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Cobrança Extrajudicial iCarta- WBA Software

Como fazer uma cobrança extrajudicial?

Cobrança extrajudicial: o que é, como fazer, como funciona, quais os benefícios? Aprenda as melhores técnicas e entenda como maximizar a eficiência da sua gestão de cobrança com as dicas da empresa WBA Software.  

O que é cobrança extrajudicial?

O que é cobrança extrajudicial? É um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas, para cobrar clientes inadimplentes de maneira amigável e sem intervenção dos órgãos de justiça, ou seja, a partir de uma negociação direta entre as partes.

Como funciona a cobrança extrajudicial

A notificação extrajudicial de cobrança pode ser feita por chamada de voz, mensagem de texto ou e-mail. Normalmente, o tom de voz da mensagem é modificado de acordo com a necessidade do caso e tempo de inadimplência. 

Cada empresa pode definir a melhor maneira de aplicar a cobrança, escolhendo abordagens específicas para cada tipo de consumidor. No entanto, deve-se sempre ser levado em consideração os limites legais. 

Qual a diferença de cobrança judicial e extrajudicial?

Notificação de cobrança extrajudicial e judicial: quais as diferenças entre elas? Como já mencionamos, é importante salientar que os diferentes métodos devem evitar práticas abusivas e constrangedoras, priorizando respeito e ética.

Cobrança Judicial

A cobrança judicial é utilizada geralmente em último caso, ou seja, quando a empresa já não consegue chegar a um acordo com o cliente. Neste método, a justiça é a intermediadora do pagamento. 

Cobrança Extrajudicial

A cobrança extrajudicial tem como objetivo o alinhamento de negociações, de acordos entre a empresa e o consumidor, através de descontos e parcelamentos que facilitem a quitação da fatura.

Como evitar erros na cobrança extrajudicial

Para evitar erros na cobrança extrajudicial, adote organizações de cobrança que te permitam controlar envios e recebimentos, manter os registros detalhados, respeitar os prazos e usar o tom de voz adequado. 

  • Utilize uma comunicação direta, sem falhas;
  • Sugira acordos amigáveis, ou seja, aceitáveis para ambas as partes;
  • Estabeleça o contato inicial, seguido de lembretes e propostas de soluções alternativas de pagamentos;
  • Registre todas as comunicações (hora, data, mensagem);
  • Respeite os limites legais e siga o Código de Defesa do Consumidor;
  • Não pratique intimidações ou outras ações que possam ser desrespeitosas ou abusivas.

Confira outras boas práticas que vão tornar sua cobrança eficaz, possibilitando recuperação rápida de créditos e mantendo o cliente satisfeito.

Boas práticas de gestão de crédito

Usar um serviço de e-mail rastreável com validade jurídica pode ajudar neste processo. Através dele, sua empresa pode enviar mensagens automáticas sobre faturas antes, durante e após o vencimento delas.  

Políticas de pagamento claras

É importante se comunicar com o cliente de forma transparente, para evitar atrasos no cumprimento dos acordos. Estabeleça critérios de pagamento nítidos, com prazos, descontos, opções de pagamento e procedimentos de cobrança.

Monitoramento proativo de inadimplências

A notificação extrajudicial por e-mail substitui a Carta Registrada e possibilita o monitoramento proativo de inadimplências, pois permite a rastreabilidade de todas as etapas do processo do email: envio, recebimento, abertura, leitura e assinatura. 

Segmentação de devedores

É importante realizar cobranças específicas, segmentando os devedores com base no perfil, histórico de pagamento, tempo de atraso, entre outros pontos. Com isso, você pode criar ações personalizadas e usar abordagens diferentes para cada devedor. 

Estratégias para maximizar a eficiência na cobrança extrajudicial

É essencial utilizar a tecnologia a favor da sua gestão. A otimização de processos possibilita que as tentativas de cobrança sejam documentadas, isso permite etapas organizadas, minimiza erros e aumenta a eficácia da cobrança extrajudicial.

E além do mais, também possibilita integração de dados com outros sistemas da empresa, permitindo acessibilidade e flexibilidade às informações, monitoramento e análise de desempenho.

Uso de tecnologia e software de gestão de recebíveis

Usar um software de gestão de recebíveis permite que sua empresa acompanhe os débitos e ações específicas para os clientes com facilidade, segurança de dados e informação facilitada. 

Melhores práticas na comunicação com devedores

É importante ter atenção durante o processo de cobrança extrajudicial, pois erros ou falhas de informações podem causar estresse ao cliente e ocasionar também encerramentos de contratos.

Benefícios da cobrança extrajudicial para empresas

A cobrança extrajudicial pode reduzir a inadimplência dos devedores e melhorar a relação da empresa com os clientes. Ela também possibilita oportunidades de fidelização, pois o cliente se sente ouvido e entendido. 

  • Fidelização;
  • Redução de inadimplência;
  • Negociações facilitadas.

Confira outros benefícios:

Redução de custos e tempo de recuperação

A cobrança extrajudicial é um método mais ágil e econômico quando comparado com a judicial. Por meio dela, é possível acompanhar processos de pagamento através de lembretes e sem a necessidade de contratação de advogados ou outros custos judiciais.

Impacto na saúde financeira da empresa

Ao incentivar o consumidor a efetuar os pagamentos e possibilitar as melhores soluções de negociação, sua empresa mantém o controle das transações e garante maiores possibilidades do cliente quitar a dívida de forma mais rápida. 

Conheça a WBA

A WBA Software é uma empresa especializada em soluções de software para gestão de recebíveis, oferecendo um ERP financeiro avançado para factoring, FIDCs e securitizadoras. Além disso, contamos com um software inovador para envio de e-mails rastreáveis com validade jurídica. 

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