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Métodos para assegurar autenticidade de documentos digitais - WBA

Métodos para assegurar autenticidade de documentos digitais

Autenticidade de documentos: entenda o que é, qual a importância, quais as formas de autenticar um documento digital e aprenda como enviar este documento para ser autenticado.

Continue lendo e aprenda com o time de especialistas da WBA Software. 

O que é autenticidade de documentos digitais?

O que é autenticidade de um documento? É a garantia de que um documento eletrônico é verdadeiro, ou seja, não foi alterado desde a sua criação. 

A validade legal e a autenticidade de documentos jurídicos, corporativos ou governamentais são essenciais para que haja confiança, credibilidade, proteção de dados confidenciais e ética em todo o processo documental.

A importância de garantir a autenticidade de documentos digitais

É importante assegurar a autenticidade de documentos digitais porque isso garante integridade de versões, autoria responsável e validade legal da assinatura digital.

Verificar autenticidade de documentos também permite que a empresa esteja em conformidade com as normas regulatórias, evitando possíveis multas dos órgãos responsáveis.

Validade jurídica

A autenticidade de documentos digitais permite que documentos eletrônicos tenham validade jurídica. Isso protege as partes envolvidas, incentivando-as a cumprirem os acordos estabelecidos sem fraudes. 

Proteção de dados sensíveis

A privacidade de dados é essencial para as empresas. Dessa forma, a autenticidade de documentos digitais previne que pessoas não autorizadas manipulem os documentos, alterando ou falsificando informações sensíveis. 

Prevenção de perdas e danos

A autenticidade de documentos digitais previne a perda de dados, seja ela acidental ou intencional. Além disso, documentos falsificados podem quebrar a confiança entre os parceiros, tornando a autenticidade e segurança ainda mais prioritárias para a continuidade dos negócios. 

Credibilidade e reputação

A autenticidade de documentos previne que as informações sejam falsificadas ou adulteradas, ou seja, garante que elas não sejam manipuladas por terceiros. Isso beneficia a empresa quando pensamos em integridade de informações, credibilidade, reputação e responsabilidade.

Quais são as formas de autenticar um documento digital?

Como verificar a autenticidade de um documento? A partir de assinatura digital criptografada, carimbo do tempo, código de verificação ou Blockchain.

Entenda mais sobre isso.

Carimbo do tempo

Também conhecido como Timestamp, o carimbo do tempo atesta as horas e a data em que um documento foi criado e assinado digitalmente, garantindo a validade da assinatura digital. 

Importante: para utilizar este serviço, é importante ter Certificado e-CNPJ para contratação.

Assinatura digital

A assinatura digital utiliza a criptografia para garantir a autenticidade dos documentos. Ela permite que uma pessoa assine um documento por meio de uma senha privada. É muito utilizada em contratos digitais e documentos jurídicos. 

Código de Verificação

É possível verificar a conformidade de assinaturas digitais por meio de QR codes. Um exemplo de uso é em certidões eletrônicas, boletos bancários ou diplomas digitais. 

Blockchain

Neste caso, os documentos são registrados em bloco. Sendo assim, por mudar a estrutura do Blockchain, qualquer alteração pode ser facilmente identificada.

Como enviar um documento digital para ser autenticado?

Primeiro, é importante escolher o método de autenticação digital, mas uma forma de envio pode ser através da notificação extrajudicial por e-mail, que deve conter informações detalhadas sobre o assunto, identificação completa do remetente e destinatário, data e assinatura. 

Mas como verificar a autenticidade de um documento assinado digitalmente?

Para autenticar um documento e garantir validade jurídica, você precisa de um certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora (AC). 

Esse certificado vai ser usado para assinar digitalmente a notificação extrajudicial, ou seja, isso dá ao documento validade e autenticidade reconhecidas juridicamente.

E-mail rastreável com validade jurídica

Usar o recurso do e-mail rastreável com validade jurídica, por exemplo, ajuda na rastreabilidade completa das etapas de envio da mensagem, pois registra envio, entrega e abertura, facilitando o acesso a cronologia e principalmente à integridade jurídica.

Conheça a WBA

A WBA é uma empresa especializada em soluções de software para gestão de recebíveis, oferecendo um avançado sistema modular de ERP Financeira para atender factorings, FIDCs e securitizadoras. 

Além disso, contamos também com um software inovador para envio de e-mails rastreáveis com validade jurídica.

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