WBA Software

Tudo sobre a tecnologia por trás de um e-mail rastreado e porque ele é tão confiável

Entenda tudo sobre a tecnologia que garante a validade jurídica do e-mail rastreado e como usar o iCarta!

Se você já pesquisou por aí por uma forma ágil e segura de enviar documentos, contratos e cartas registradas pela Internet, com certeza já leu que um e-mail pode ser rastreado e registrado.

A inovação promete ser um ponto de virada para várias empresas, possibilitando reduções significativas de custos com impressão, manuseio e postagem de documentos ao mesmo tempo em que garante a integridade de sua autoria,  conteúdo e seu rastreamento. 

Tudo de forma online, ágil e com validade jurídica.

Mas o que é um e-mail rastreado e como o software para enviar esse tipo de e-mail, o iCarta, garante tamanho patamar de segurança?

O que é um e-mail rastreado?

O e-mail rastreado é um documento eletrônico que pode substituir qualquer documento físico assinado à mão. Ou seja, possui a mesma validade jurídica.

Tudo é feito de acordo com as normas do ICP-Brasil, a entidade responsável por regulamentar as chaves públicas brasileiras e que garante autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos eletrônicos.

Isso é possível pois esses documentos utilizam certificados digitais que dão todo nível de garantia do conteúdo, bem como de rastreabilidade do envio, entrega e abertura.

Quais os benefícios de utilizar o iCarta para enviar e-mail rastreado?

O iCarta é o software que você vai utilizar para enviar o e-mail rastreado e registrado. Mas não se preocupe, pois o processo é muito fácil e os valores cobrados são perfeitamente acessíveis — o que torna a solução ideal para reduzir custos – de impressão, manuseio, postagem. 

Sendo assim, o iCarta é uma plataforma simples de utilizar e que proporciona a redução de custos para o seu negócio.

E o que mais sua empresa ganha?

Se a sua empresa utiliza o processo de envio de cartas registradas, você deve saber o ‘custo periférico’ que adiciona à sua empresa. Nunca parou para pensar nisso? Além do custo com a postagem, é necessário considerar a estrutura necessária para a impressão e manuseio de toda documentação a ser enviada por carta registrada – manutenção de impressoras, funcionários para executar esse processo, um sistema de controle de envio de ARs, entre outros.

Com o iCarta, você deixa de ter esses problemas e custos e passa a ter uma solução prática, vantajosa financeiramente e tecnologicamente segura!

Como é a tecnologia que garante segurança e validade jurídica de e-mails rastreados?

O e-mail registrado e rastreado enviado via iCarta é totalmente seguro e com validade jurídica.

Isso acontece por algumas razões que estão atreladas à tecnologia que compõe o software. De uma forma simplificada, funciona assim: 

  1. O conteúdo do email rastreado a ser trafegado é traduzido em um hash, um código alfa-numérico, que é a criptografia do que está sendo enviado. Uma única alteração no conteúdo invalida o seu hash.
  2. O envio do e-mail rastreado é feito de forma digital — no seu próprio provedor de e-mails — e a tecnologia utilizada com os hashs permite o rastreamento completo do envio, entrega e abertura. Todo esse processo é passível de auditoria e comprovação, caso haja necessidade. 
  3. Esse mesmo e-mail rastreado recebe um ‘carimbo do tempo’ que afere a data e hora legal do Brasil, perante o Observatório Nacional (ON). Trata-se do mesmo carimbo do tempo utilizado pelo Sistema de Pagamentos Bancários – SPB- Brasil.  

Dessa forma, tanto você como o sistema judiciário brasileiro podem comprovar a integridade do conteúdo, envio, recebimento e leitura através da cronologia de eventos.

Entre as informações que podem ser digitalmente auditadas, destacamos:

  • Nomes de remetente e destinatário;
  • Assinaturas digitais (se existirem);
  • Histórico de autenticação;
  • E-mails utilizados;
  • Identificação de IPs;
  • Histórico de envio, recebimento, assinatura;
  • Carimbo de tempo.

Assim, é possível confiar 100% no iCarta e no e-mail rastreado.

Entendeu como o uso do iCarta para envio dos e-mails rastreado pode ser uma ótima decisão de negócio? Entre outros benefícios, você dá maior proteção à troca de informações, bem como reduz custos significativos de impressão, manuseio e postagem.

E então, que tal começar agora a revolucionar os processos dentro da sua empresa utilizando o iCarta? Aproveite e solicite uma demonstração gratuita da solução agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top