Gestão de Cobrança: saiba como aplicar na sua empresa seguindo tendências importantes e inovadoras. Confira os benefícios de fazer esse processo ser bem sucedido, preciso e eficiente.
A Importância da Gestão de Cobrança Eficiente
A gestão de cobrança é essencial porque quando bem executada, pode reduzir a taxa de inadimplência e incentivar os clientes a seguirem com os prazos de pagamento acordados. A prática eficiente pode garantir um fluxo de caixa positivo.
O que é Gestão de Cobrança?
O que é gestão de cobrança? É um conjunto de práticas que auxilia o processo de cobranças em relação aos pagamentos a receber, sejam dívidas ou faturas futuras.
Ela engloba tanto a emissão das faturas, quanto lembretes e monitoramentos de pagamento, negociação de dívidas e análise de crédito.
Benefícios de uma Gestão de Cobrança Bem-estruturada
Realizar a gestão de cobrança ajuda as empresas na prevenção e identificação de riscos e oportunidades. Essa prática possibilita vantagens no crescimento dos lucros, mantém a saúde da empresa positiva e ainda auxilia no bom relacionamento com os clientes.
5 maneiras de otimizar a gestão de cobrança
Utilizar a tecnologia no processo de gestão de cobrança é indispensável. Isso otimiza tarefas repetitivas, previne e reduz erros humanos, mantém as informações do negócio seguras e melhora a eficiência no andamento de todas as etapas.
1. Automatização do Processo de Cobrança
Utilize ferramentas para realizar a gestão de cobrança de forma inteligente. Elas possibilitam monitoramento em tempo real, análise de dados, para que você baseie sua estratégia em informações importantes, e ainda permitem integração com outros sistemas.
Ferramentas de Automação para Cobrança
O ERP de Gestão de Recebíveis é uma solução integrada para otimizar funções financeiras, como a gestão de cobranças. Todas as funcionalidades dele mantém os processos financeiros centralizados, em conformidade e segurança.
Vantagens da Automação no Fluxo de Trabalho
Além de otimizar o trabalho, com as ferramentas, é possível ter flexibilidade e personalização, ou seja, o fluxo de trabalho poderá ser personalizado de acordo com as demandas da empresa em um determinado momento.
2. Segmentação de Clientes
A segmentação de clientes permite que a empresa desenvolva abordagens específicas e personalizadas para cada situação com o pagador ou devedor. Isso é essencial para melhorar a eficiência do processo.
Identificação e Classificação de Clientes
Os clientes podem ser segmentados a partir do histórico de crédito, valor das compras, histórico de pagamentos, frequência de transações e outras.
Estratégias de Cobrança Personalizadas
As estratégias personalizadas acompanham o momento ou a segmentação de um grupo de clientes. Por exemplo, clientes com um bom histórico de pagamentos recebem abordagens mais suaves, já os devedores, mais rigorosas.
3. Monitoramento e Análise de Dados
Usar e-mail rastreável com validade jurídica é essencial para que você monitore as ações do cliente. Este serviço permite a rastreabilidade em todas as etapas do processo, como envio, abertura, leitura e outras. Além disso, monitore os dados constantemente, para detectar problemas rapidamente.
Importância do Monitoramento Constante
O monitoramento constante permite que você antecipe problemas e acompanhe o comportamento dos diferentes tipos de cliente, possibilitando criar diferentes estratégias de segmentação.
Indicadores de Desempenho na Gestão de Cobrança
Os indicadores de desempenho são indispensáveis para que haja redução nos custos operacionais. As métricas possibilitam a identificação de melhorias, podem ser medidas a partir de índices de inadimplência, cobertura de créditos, taxa de acordos e outras.
4. Treinamento e Capacitação da Equipe
É importante desenvolver as habilidades do time, para que ele alcance as melhores habilidades de negociação.
Programas de Treinamento para Equipes de Cobrança
A gestão de cobranças exige treino para os diferentes tipos de abordagem. Isso vai desde a emissão de faturas à resolução de possíveis conflitos. A eficiência do processo também está ligada ao nível de desenvoltura da equipe.
Técnicas de Comunicação Eficaz com Clientes
Se comunicar bem é imprescindível não apenas para alcançar bons resultados na gestão de cobrança, mas para garantir um bom relacionamento com o cliente.
5. Políticas de Crédito Claras e Bem-definidas
Uma gestão de cobrança eficiente se dá por meio de políticas de crédito, que visa diminuir o risco das operações. Este conjunto de diretrizes vai determinar as diferentes condições para a concessão de créditos.
Estabelecimento de Políticas de Crédito
A gestão de crédito e cobrança gerencia riscos de crédito e garante que a concessão de créditos seja feita de forma segura. É preciso definir uma política para cada cliente e acompanhar o processo com eles.
Revisão e Atualização Periódica das Políticas
É importante monitorar a política de crédito, avaliar o comportamento de compra e atualizar medidas de cobrança caso a inadimplência persista.
Dica Bônus: Otimização do Envio de Cobrança
Uma maneira de otimizar a gestão de cobrança da empresa é verificar se o devedor está recebendo os emails de cobrança. A AR Digital é essencial para reduzir riscos e vazamento de dados, aumentar a confiança do destinatário e a agilidade dos processos de gestão de cobranças.
A WBA Software é uma empresa especializada em soluções de software para gestão de recebíveis, oferecendo um ERP financeiro avançado para factoring, FIDCs e securitizadoras. Além disso, contamos com um software inovador para envio de e-mails rastreáveis com validade jurídica.
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